|
|
|
Sabores incríveis conquistados a partir de ingredientes pouco utilizados são a base do livro Cozinhando sem desperdício
|
Editora Alaúde apresenta, em novo livro, as técnicas da gastronomia saborosa e sustentável da italiana Lisa Casali, mentora do projeto Ecocucina. |
|
Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é o de diminuir a quantidade de alimentos próprios para o consumo desperdiçada por consumidores e comerciantes. Segundo dados da FAO, 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Entre os motivos de tanto desperdício, estariam as condições de armazenamento inadequadas e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.
A italiana Lisa Casali, pesquisadora e defensora de preceitos que unem boa comida e sustentabilidade, vai além e garante que muito do que é desprezado, desde o pré-preparo das refeições, pode ter outro destino. O trabalho dela, desenvolvido já há sete anos, tem sido provar que, por trás de cascas, miolos, folhas e talos de frutas, verduras e legumes, há sabores incríveis que merecem lugar mais privilegiado no prato.
O resultado de suas experiências gastronômicas virou livro, o Cozinhando sem desperdício - Receitas sustentáveis para o gourmet consciente, que a Editora Alaúde traz para o Brasil em junho. Nele, Lisa Casali apresenta 130 receitas saborosas que valorizam as partes menos aproveitadas dos alimentos e mostra que, muitas vezes, é na casca que são encontrados a maioria dos nutrientes.
A adoção de práticas sustentáveis na cozinha, além de evitar o desperdício e de contribuir para a saúde, ainda representa economia para o bolso porque utiliza todas as partes comestíveis dos alimentos, permitindo com isso dobrar o rendimento dos produtos. A contenção, no final do mês, como frisa a autora, obviamente, vai variar em função da quantidade de frutas e verduras que a pessoa está acostumada a ingerir.
Na obra, antes de ensinar a elaborar os pratos, Lisa dá dicas preciosas e que colaboram para a sustentabilidade, orienta sobre modos de conservação e armazenamento dos alimentos e ensina métodos de cozimento alternativos para reduzir o consumo de água, energia elétrica e gás.
Receitas ecologicamente corretas e gastronomicamente deliciosas
Na cozinha de Lisa nada se perde. Tudo pode virar massas e risotos, bolos e tortas, sucos nutritivos e sobremesas deliciosas, preparados com muito sabor, criatividade e consciência ecológica.
O livro traz cardápios completos, montados a partir de receitas que traduzem perfeitamente o conceito da culinária sustentável. Do brunch ao almoço rápido no escritório, do piquenique ao jantar na frente da TV ao aniversário ao Dia dos Namorados, além de sugestões simpáticas para a produção de mix de temperos, conservas, farinhas, petiscos e chás que podem ser presenteados em qualquer ocasião, Cozinhando sem desperdício mostra que é sempre hora de reduzir o desperdício de alimentos e economizar recursos naturais sem abrir mão do sabor.
|
Sobre a autora
Amante da gastronomia sustentável, Lisa Casali representa a combinação perfeita entre a consciência ecológica e a paixão pela cozinha. Depois de dedicar-se por muitos anos ao estudo de temas ambientais, Lisa decidiu colocar seus conhecimentos em prática por meio da conscientização do público sobre a necessidade de uma relação mais sustentável com os alimentos. Na TV, apresenta suas receitas inovadoras nos programas Uno mattina in famiglia, da RAI1, e Zero sprecchi. De Milão, onde mora, também colabora com a WWF no projeto One Planet Food, escreve para seu site, o Ecocucina (www.ecocucina.org), e para o blog Il Fatto Quotidiano, além de publicar receitas sustentáveis na revista Lifegate, no periódico Bergamo SOStenibile e no site Valore Alimentare.
Sobre a Editora Alaúde
Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.
|